Wednesday, April 11, 2007

Toma Conta Logo...

O governo dos Estados Unidos acusou 63 de seus parceiros comerciais, entre eles o Brasil, de impor barreiras "injustas" a produtos de exportação americanos.

Um relatório anual apresentado na segunda-feira pela representante de comércio americana, Susan Schwab, afirma que as tarifas impostas individualmente pelo Brasil e a TEC (Tarifa Externa Comum) do Mercosul estão prejudicando a exportação de produtos agrícolas, bebidas destiladas e artigos de informática e telecomunicações.

"O Brasil aplica tarifas adicionais que poderão dobrar o custo de importações no país", diz o documento. "Altas tarifas para equipamentos e peças de informática, além de altos impostos, levaram à criação de um enorme mercado negro de computadores."

Segundo o relatório, o déficit comercial dos Estados Unidos com o Brasil foi de US$ 7,2 bilhões em 2006 - uma queda de US$ 1,9 bilhão em relação ao ano anterior.

2 comments:

Anonymous said...

Não sei o que me irrita mais. Não sei se me irrito mais com a taxação absurda sobre produtos de tecnológia, sem similar aqui no Brasil e que são essenciais para se trabalhar em vários tipos de empresas, ou se me irrito com a reação cínica dos americanos ao protecionismo latino americano.

Os EUA são um monstro economico que irão devorar todo e qualquer mercado consumidor que encontrarem na frente e depois se autodestruir.

: )

Abraço.

Anonymous said...

Temos muito a ganhar tb em parcerias com os USA vide o Chile que tem acordo de livre comércio com eles.
Eu penso que temos que negociar com ricos mas o Brasil continua insistindo no mercosul.
Ainda bem que a turma do Chavez e Morales ainda não estão metendo os bedelhos por aqui.
Por enquanto, seguimos negociando com grandes potências como o Uruguay hehehe
abraço